sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O Dia das Baianas de Acarajé


O Dia das Baianas de Acarajé foi pensado pela Bahiatursa, com o objetivo de promover o turismo homenageando a maior referência cultural de Salvador. A data, comemorada no dia 25 de novembro, prestigia as baianas desde a década de 80 e abre o calandário das festas populares na cidade. O sincretismo é a maior marca desse evento. Comemorado com uma missa onde centenas de baianas de acarajé, vestidas com suas roupas mais bonitas, lotam a Igreja dos Rosários dos Pretos, no Pelourinho, com cantos e toques do candomblé. "Fiquei surpreso positivamente por ver essa mistura no Brasil. Acho isso muito positivo, como humanista, acho que essa integração é ótima", declara o turista frânces Henry Pages. Para o pároco da igreja, Gabriel Santos, "a baiana do acarajé é um canal de religiosidade para o povo da Bahia e do mundo”. A notoriedade alcançada por algumas baianas de acarajé ao longo das últimas décadas tem feito muitas pessoas entrarem para o negócio de vendas do acarajé. Márcia Rejane é baiana de acarajé há 16 anos e filha-de-santo há 10, para ela as baianas são mais respeitadas atualmente e considera o dia das baianas muito importante. "Somos Patrimônio Histórico da cidade", afirma.
Antigamente vender acarajé era considerado como uma penitência para o povo candomblecista. "Era uma fase para as filhas-de-santo, que em um determinado momento da sua vida deveria ir pras ruas vender acarajé", conta a iaô, Marieta dos Santos. Antes eram apenas as mulheres que podiam vender acarajé, mas com o tempo e a necessidade esse dilema começou a ser colocado de lado. Nailton Santana, conhecido como Cuca do Acarajé, se diz "o primeiro baiano de acarajé do Brasil" e relata que "logo no início as baianas tinham ciúme, achavam que os homens iam tomar o lugar delas". Já Gregório do Acarajé, um dos mais famosos "baianos",vende acarajé há 18 anos e conta que sua mãe criou nove filhos dessa forma e hoje ele sustenta os seus da mesma forma.

Mas a história dessas que são consideradas patrimônio cultural não é só de prosperidade. Uma semana antes da comemoração, cerca de 40 baianas realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura de Salvador, elas reivindicavam fiscalização da produção de acarajé e ajuda financeira para as comemorações do Dia da Baiana. Ainda antes dessa manifestação a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) havia suspendido a realização de eventos na Praça da Cruz Caída, local onde é localizado a Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), mas uma liminar do Tribunal de Justiça da Bahia autorizou a Abam a realizar eventos no local. "A praça foi doada pelo prefeito há muitos anos, e 20 dias atrás os evangélicos queriam realizar um evento pago na área e a Abam recusou. Depois a Santa Casa da Misericórdia entrou com uma ação para tomar a posse da área, são muitas forças contrárias ao nosso reconhecimento. desabafa o Babaláxe Torres D'Ogum.

Mudanças
Apesar da tradição cultural que a baiana e o acarajé representam para a história do país, existe uma corrente evengélica que quer mudar o nome do acarajé, passando a chama-lo de bolinho-de-jesus. Essa descaracterização vem sendo provocada pelas baianas que abandonam o candomblé, aderindo as religiões evangélicas. “Percebemos uma forte mudança na tradição quando adeptas do candomblé se tornam protestantes. Mesmo professando uma nova crença, desejam manter sua fonte de renda. Para isso, decidem retirar todos os signos que liguem o quitute à religião africana, como a roupa branca, o turbante e as contas no pescoço. Desfiguram o ofício ao querer que o acarajé seja visto não como uma oferenda, mas apenas como uma refeição”, explica a antropóloga Gerlaine Martini. A venda de acarajé pelas baianas de tabuleiro foi declarado patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Mas não é só de acarajé que é composto o tabuleiro da baiana, também tem outras comidas de santo como abará, lelê, queijada, passarinha, bolo de estudante, cocada branca e preta.
“Eu desconheço que, em algum momento na história, Jesus Cristo tenha comido acarajé para que eles chamem de o bolinho de Jesus. O acarajé, até hoje, é uma oferenda a Iansã, pertence e sempre pertenceu aos orixás. Não podemos e nem queremos impedir quem quer que seja de vender acarajé. O que pedimos é que respeitem a história”, coloca Maria Leda Marques, presidente da Abam.

A História do Acarajé


Iansã, deusa dos ventos e das tempestades, é a senhora dos raios e dona da alma dos mortos. A ela são oferecidos os bolinhos feitos de feijão fradinho e fritos no azeite de dendê, o acarajé. Segundo a lenda, a deusa dos ventos, mulher de Xangô, foi a casa de Ifá, buscar um preparado para seu marido. Ifá entregou o encantamento e recomendou que quando Xangô comesse fosse falar para o povo. Iansã desconfiou e provou o alimento antes de entrega-lo ao marido, nada aconteceu, quando chegou em casa entregou o preparado ao marido, lembrando o que Ifá dissera, Xangô comeu e quando foi falar ao povo, começaram a sair labaredas de fogo da sua boca, Iansã ficou aflita e correu para ajudar o marido gritando Kawô Kabiesilé. Foi então que as labaredas começaram a sair da sua boca também. Diante do ocorrido o povo começou a sauda-los: Obá anlá Òyó até babá Inà, ou seja, grande rei de Oyó, rei de pai do fogo. Essa história do Candomblé explica o nome do acarajé, que vem do iorubá akárà (bola de fogo) e jè (comer).

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ó, pai, ó - A serie


Depois de assistir o episódio da ultima sexta de “Ó, pai, ó” vou escrever um comentário. Aqui em Salvador a repercussão da serie foi grande, algumas exageradas que me fez concluir que levaram uma obra de teledramaturgia mais o sério do se deve, ainda mais uma comédia de costumes ambientada no Centro Histórico de Salvador. Não entendi, por exemplo, a citação no Jornal da Metrópole na seção “Não vá, não ouça, não compre”.

No Pelourinho a aceitação da serie é quase total, o que leva a conclusão da identificação dos moradores da região com o texto, como pôde ser visto na edição do Jornal da TV do Jornal A Tarde do dia 22 de novembro. Durante as gravações era comum ver a movimentação de figurantes voluntários nas cenas de festas e outras que exigiam a presença de muita gente, muitas vezes até atrapalhando os trabalhos.

O texto vai além da banalidade abordando até temas sérios de uma maneira leve como o mercado informal, prostituição, a pobreza do povo do Pelourinho e a falta de privacidade existente nessa cidade.

Reginaldo é o personagem mais representativo dos moradores do Pelourinho, é muito fácil esbarrar em um tipo daqueles nas ruas do Pelourinho. O Roque eu considero um chato, impressão reforçada pela interpretação politicamente correta do superstar Lázaro Ramos.

Acho que no final o saldo para o Pelourinho foi extremamente positivo, pois além de aquecer a economia da área durante as gravações ainda desperta o interesse de muita gente em conhecer ou retornar ao Centro Histórico de Salvador e para quem não está gostando, vai um conselho de Raul Seixas, é só apertar o botão para mudar de estação.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Boas novas para o Centro Histórico de Salvador



Os últimos dias foram férteis em relação a noticias relatando promessas de intervenções no Centro Histórico de Salvador, e entre as promessas algumas realizações vão ser entregues a população.

Um dos principais focos de promessas e realizações é a Praça Castro Alves – local que faz parte do núcleo original da Cidade traçada e construída por Tomé de Souza em 1549, onde estava localizada a porta Sul e que já foi conhecido como Largo das Portas de Santa Luzia, Largo da Feira, Largo do Teatro, até o final do século XIX quando ganhou sua atual denominação em homenagem ao “poeta dos escravos – lá em breve será inaugurado no dia 12 de dezembro um complexo de cinema no local do antigo Cine Glauber Rocha com 4 salas, totalizando 800 lugares e dedicados a filmes alternativos. Outro espaço que será reaberto é o Centro Cultural da Barroquinha, que funcionará na antiga igreja da Barroquinha que passou um processo de reconstrução, dado ao estado de ruínas que o monumento se encontrava antes do inicio das obras.

As promessas para a Praça do Povo - palco de momentos memoráveis da cultura soteropolitana como o saudoso encontro de trios que marcava o encerramento do carnaval na quarta-feira de cinzas e ponto final de inúmeras passeatas e manifestações políticas – são a instalação de um hotel de luxo na antiga sede do Jornal A Tarde e a revitalização e reforma do Teatro Gregório de Mattos e do Palácio dos Esportes, atual sede da Federação Baiana de Futebol.

Os acessos entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa também são alvo de promessas, uma delas é comentada como um dos carros chefes do segundo mandado do Prefeito João Henrique e é chamada de Novo Pelourinho e temo como foco a Ladeira da Montanha e a Rua Chile, algumas obras já estão acontecendo na carcomida Ladeira da Misericórdia.

Por ultimo será formalizado investimentos de 17 milhões entre o Ministério do Turismo e o Governo do Estado da Bahia para requalificação dos portais de acesso ao Centro Histórico de Salvador. Será contemplada a Baixa dos Sapateiros, Rua Ruy Barbosa, Pilar e a bela e acabada Ladeira do Taboão. As obras estão previstas para iniciar em abril de 2009 e vão melhorar os padrões de acessibilidade, mobilidade urbana, sinalização turística, pavimentação, revisão das redes aéreas de energia, telefonia, drenagem e iluminação pública e recuperação dos largos da Ajuda e de São Miguel e da Praça dos Veteranos.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Tombamento do Comérico aumenta perímetro do Centro Histórico de Salvador


No dia 24 de outubro ultimo o Centro Histórico aumentou suas dimensões por conta do tombamento provisório do Bairro do Comércio, o registro foi feito nos Livros do Histórico e Arqueológico, Etnológico e Paisagístico. O alcance da área tombada é extenso, praticamente toda área paralela centro histórico localizado na cidade alta (veja mapa). Esse tombamento vai resgatar um das principais características históricas da cidade projetada desde sua fundação, que tem inspiração em Lisboa e foi determinante na escolha do sítio para construção da cidade, que é a divisão entre cidade alta e baixa.

Além da poligonal traçada que inclui o Aterro da Marinha, o Porto dos Saveiros, Rua Miguel Calmon, Av. Jequitaia, Largo do Cais do Porto, Rua do Corpo Santo, Rua da Conceição, Ladeira do Pilar e outras. Diversos edifícios também foram tombados, a maioria construída no começo do século XX e de características ecléticas.

O tombamento vem em um bom momento porque o bairro do comércio passa por um processo de revitalização, com atração de diversos empreendimentos como faculdades e empresas diversas. Isso combinado com a feroz especulação imobiliária registrada nos últimos tempos em Salvador e com a falta de aprimoramento estético dos gestores municipais responsáveis pelos licenciamentos poderia gerar naquela área um paredão de grandes edifícios que certamente iria obstruir a visão da Baía de Todos os Santos.

O fato gerou polemicas, alguns proprietários se preocupam com a burocracia que enfrentaram em futuras intervenções nos prédios e Secretária de Planejamento, Kátia Camelo, se preocupa com um possível retrocesso na revitalização do Bairro do Comércio, baseado exclusivamente na redução de impostos. Quem acompanhou o caso do licenciamento do Hotel Hilton fica preocupado com as declarações dessa senhora que parece nunca ter apreciado o por do sol na Baía de Todos os Santos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Pelô comemora vitória de Obama


A Obama-mania sempre esteve presente de forma discreta nas ruas do Pelourinho desde a época das prévias. Artistas, vendedores, pessoas que frequentam e trabalham nas ruas do Centro Histórico nunca tiveram a menor vergonha em pedir para trocar camisetas da campanha do candidato sempre que conseguiam avistar alguem, geralmente negro norte-americanos fazendo intercâmbio cultural ou turismos étnico. Não contente com esse alegre e bem humorado modo de se fazer intercâmbio cultural e político na véspera da eleição já se podia avistar quadros do então candidato do Partido Democrata e camisas sendo vendida por R$ 10,00.

A semelhança do que acontece nas eleições aqui em Salvador grupos de militantes das entidades negras se reuniram para acompanhar a apuração, mas ao invés do já tradicional Largo de Santana no Rio Vermelho a escolha foram as ruas do Pelourinho.

Mais noticias sobre a repercussão da eleição de Obama em Salvador você pode encontrar nos seguintes links. CEN (Coletivo de Entidades Negras), Blog Mundo Afro - Jornal A Tarde.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Memórias - Anciãs do Crime


Essas duas matérias que vocês verão abaixo tem um espaço de doze anos entre elas, mas ambas são protagonizadas por personagens semelhantes: senhoras octogenárias flagradas vendendo maconha no Centro Histórico de Salvador. Para as histórias ficarem mais emocionantes sugiro uma consulta em alguma ferramenta de mapas para conseguir a localização das ruas citadas.

Correio da Bahia 23/09/1981
Anciã de 82 anos foi flagrada vendendo maconha para o filho
Uma senhora de 82 anos foi surpreendida na Rua Frei Vicente, no Maciel, negociando alguns dolões de maconha. R.S., de 24 anos, foi preso e conduzido para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, em função da denúncia de que a maconha encontrada com a mãe dele era de sua propriedade.

Jornal da Bahia 12/03/1993
Vovó Metralha joga duro
A velha traficante de maconha E.A.C., 82 anos, que já ficou conhecida como Vovó Metralha, seguiu mais uma vez, na manhã de ontem, para Casa de Detenção. Ela foi presa em flagrante em sua casa na Ladeira do Carmo, n.° 19, no Centro Histórico, com 40 pacotes de maconha prontos para venda.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Presidente Lula passa pelo Pelô




Passada a disputa eleitoral pela Prefeitura de Salvador a população decidiu que o piloto da nave espacial estacionada na Praça Tomé de Souza continuará sendo João Henrique. Durante o segundo turno o presidente Lula declarou que passaria longe do espaço aéreo de Salvador onde a disputa foi entre dois partidos de sua base aliada (PT x PMDB), agora pousará seu confortável avião em Salvador nesta terça-feira, dia 28 de outubro, para participar da IX Reunião de Cúpula entre Brasil e Portugal. O encontro entre os Chefes de Estado acontece às 9h no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia, uma das construções mais antigas de Salvador iniciada junto com a construção da cidade em 1549. O evento irá debater temas como cultura, a língua portuguesa e relacionamento estratégico.

Encontros Memoráveis - Peu Meurray



Peu Meurray - Saravá

Um dos grandes artistas de Salvador na Atualidade, o percursionista,
cantor e compositor Peu Meurray, artista frequente no Pelourinho
cantando um de seus grandes sucessos Saravá, confiram que vale a pena.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Memórias - Homem nu passa pelo Pelô




















Jornal da Bahia – 12/09/1969

Nu, homem de um braço só corre e agarra na rua a mulher que lhe furtava

Completamente nu, um homem de um braço só saiu em disparada de um prédio situado na Rua Inácio Acioli (Maciel de Baixo), e passou a perseguir uma mulher que desesperadamente dele tentava se livrar mas, ao chegar no Largo de São Miguel, se viu agarrada por um dos braços e dominada pelo homem que se mostrava furioso.

O fato ocorreu por volta das 10:30 horas da manhã de ontem, sendo presenciado por dezenas de pessoas, atônitas, que não sabiam se ficavam presenciando a cena ou se procuravam um abrigo para se livrarem do homem que dava impressão de ser um louco, não só pelo fato de estar sem nenhuma roupa mas, pela maneira como corria atrás da mulher.

Não era louco – No momento em que o homem agarrou a sua presa, o guarda civil Guilherme Pereira de Souza aproximou – se dele que foi logo dizendo aos berros: “foi ela, seu guarda, que acabou de roubar todo o meu dinheiro e tentou fugir pensando que eu ia deixá-la ir embora para gastar o fruto do meu suor.”

Diversos curiosos se acercaram do homem que se identificou ao policial como José Bispo de Oliveira, 28 anos, solteiro, residente na Rua Gustavo dos Santos, 68 (Boca do Rio) e vigia da Construtora Noberto Odebrecht. A mulher que ainda segurava é a mundana Maria de Fátima Carneiro, que em companhia de uma companheira de nome Marinalva Setubal de Almeida, lhe furtou a importância de 84 cruzeiros novos.

Cortejo – Em poder de Maria de Fátima, escondido dentro do soutien, foi encontrado a quantia furtada. Parcialmente coberto por folhas de jornal, o vigia José, juntamente com o guarda civil e a mundana se dirigiram ao Prédio da Rua Inácio Acioli, onde encontrou suas roupas e Marinalva, que agiu de parceria com Maria de Fátima.

A vítima e as acusadas foram conduzidas para a Delegacia de Furtos e Roubos, acompanhadas de grande cortejo formado pelos curiosos que queriam se interar do ocorrido.

O fato – Relatando o fato ao Delegado Adjunto, Murilo Souza, o vigia declarou que ao passar pela Rua Inácio Acioli, Marinalva lhe convidou a entrar num prédio. Quando se encontrava dentro do quarto com a mundana, ouviu uma mulher, do lado de fora gritar várias vezes para a sua acompanhante : “está na porta”.

Intrigado com o “estranho recado”, José procurou as suas roupas e nas as encontrou. Imediatamente abriu a porta do quarto que estava encostada, e viu Maria de Fátima com as calças e o seu dinheiro na mão. A mundana saiu do prédio correndo, o mesmo fazendo a vítima. As ladras foram autuadas em flagrante pelo Delegado Murilo Souza, funcionando como escrivão Archibaldo Franco, e em seguida foram conduzidas para a Casa de Detenção.


Memórias dos tempos de Brega, Mangue e Maciel






Antes do Pelourinho virar uma atração turística da cidade e um de seus mais famosos cartão postal a realidade pelas ruas do centro histórico era diferente. Totalmente ocupado por pessoas em situações de risco social, era (e ainda não deixou de ser, é verdade) ponto de prostituição, tráfico e consumo de drogas, além de ser pouco policiado e perigoso de se transitar.

Para resgatar um pouco dessa época estamos lançando essa coluna, onde periodicamente estaremos postando histórias interessantes que foram parar nos jornais impressos da Bahia e do Brasil. As matérias serão reproduzidas do livro "30 anos do IPAC nos jornais", publicação do ano de 1997 e que nos foi cedida pelo amigo e colaborador Tiago Oliveira Nascimento.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dez dias de Cidade e Cultura vai passar pelo Pelô



Acontece em Salvador entre os dias 22 e 31 de outubro o evento Dez dias de Cidade e Cultura, com uma programação diversificada e atrativa, o evento tem cunho artístico, cultural e acadêmico e está entrelaçado com um outro excelente evento que vai acontecer na Escola de Dança da UFBA que é o Corpo Cidade.

No Centro Histórico de Salvador, além da abertura que será no dia 22 no MAM, ocorrerá também algumas intervenções urbanas (veja mapa) na Av. Contorno, na Av. Sete de Setembro e Rua Carlos Gomes, Mercado Modelo e Feira de São Joaquim. No mesmo período ainda vai acontecer o FIAC. Enfim Salvador terá na primavera além das flores, do sol e do calor uma programação cultural de primeira qualidade.

BoomBahia realiza grande celebração rocker no Pelô



Mudhoney - Sweet young thing ain't sweet no more - No Pelourinho em Salvador

Para um fã de rock como eu e que escreve em um blog sobre o Pelourinho me sinto meio que na obrigação de comentar sobre essa edição do BoomBahia Music Fest.

Programação de primeira, organização impecável em um lugar privilegiado, só pode mesmo se transformar em sucesso. Se não bastasse tudo isso, ainda tiveram a audácia de trazer um ícone da cena rocker, dirtamente Made in USA, a banda Mudhoney. Quem perdeu essa oportunidade, tem a vida interia para se lamentar e torcer para que o festival permaneça no mesmo nível. E muita gente não esteve disposto a perder e vieram de Feira de Santana, de Santo Amaro da Purificação (perto de 50 pessoas) e até do Piauí, segundo relato do jornalista Chico Castro Jr no Jornal A Tarde.

Para quem não foi resta procurar na internet videos do show, como esse postado aqui. Esperamos mais eventos com a temática rock no Pelô, esperamos que apareçam no Edital que está aberto.




quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Clipe de Buguinha Dub Vitrola Adubada e King ganjamam



buguinha dub vitrola adubada e king ganjamam

Uma prévia do som que vai rolar na Zauber no Sábado

MINISTEREOPUBLICO e Buguinha Dub embalam noite da Zauber


Músico pernambucano lança disco neste sábado em Salvador

Neste sábado, 18 de outubro, a Zauber Multicultura abre as portas para mais uma noite de boa música, quando a trupe do MINISTEREOPUBLICO sistema de som recebe o frenético Buguinha Dub (PE), que estará em Salvador lançando o disco Vitrola Adubada.

A festa terá 'largada' a partir das 21 horas, com a equipe de som baiana fazendo as honras da casa, ecoando dos toca-discos graves pulsantes, delays e muitas pedradas reggaeadas, transformando a pista numa verdadeira dancefloor.

Na seqüência, Buguinha assume o comando da festa com dub da melhor qualidade, numa mistura lisérgica de novas tecnologias com sistema analógico de rolo, sintetizadores, e uma parafernália dos tempos do famoso 'Studio One', na Jamaica. Fechando a noite, o MINISTEREOPUBLICO volta à cena e bota a moçada pra dançar até bem cedo, de manhãzinha.


Buguinha Dub

www.myspace.com/buguinhadub

Técnico de som da Nação Zumbi, Buguinha Dub é envolvido em diversos projetos listados no topo da música brasileira atual com Maquinado, Cordel do Fogo Encantado, Monjolo, Mundo Livre S/A e muitos outros. Vitrola Adubada é seu trabalho autoral e quase sempre conta com o reforço de artistas importantes do cenário musical como Toca Ogan, Jorge DuPeixe, Lirinha, Lucas Santanna entre outros.

MINISTEREOPUBLICO sistema de som e Buguinha Dub (PE)

18/10/2008 | 21h

Zauber Multicultura, Ladeira da Misericórdia, 11, Praça da Sé.

Ingressos

Mulher: R$ 10,00 | Homem: R$ 15,00

PROMOÇÃO ATÉ 23 HORAS

Cerveja e Roska dobradas

Categorias do Technorati , , , , , , ,

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

BoomBahia trás percussores do Grounge para o Pelô



Mudhoney with Kurt Cobain

Nem só de sambareggae, afrobeat, samba-de-roda e congeneres vive a cena musical do Pelourinho, depois de uma seção de matinê rocker no fim de semana dedicada as crianças, o festival de rock mais antenado da cidade trás de presente para os fãs do genêro uma das bandas iniciadoras da cena que nos anos 1990 teve como icone maior, a banda Nirvana e o vocalista Kurt Kobain.

O Show vai acontecer quarta-feira, dia 15 de outubro, a partir das 18:00, na praça Pedro Arcanjo, vai ter ainda na noite, Nancy e os Nunca Vistos e Pessoas Invisiveis. Os ingressos estão, ou estavam, sendo trocados por livros nos dois primeiros dias do evento. Eu já garantio meu.

Encontros Memoraveis no Pelô





Outro encontro memorável no Pelô, novamente promovido pelo incansável Gerônimo no seu tradicional ensaio da terça da Benção na Escadaria do Passo. Dessa vez quem apareceu foi um dos primeiros reggae-man do Brasil, Chico Evangelista, autor de diversos sucessos, no lado direito tocando guitarra vemos Márcio Carvalho Band-liner da Banda Osquevão.

Como ajudar as vítimas de Santa Catarina

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Encontros Memoraveis no Pelô

Abaixo temos um vídeo de um encontro memorável e até um pouco inusitado, a banda ATTEMPORAIS, da lenda viva Shaly Way, tocando uma música de Ventania na Escadaria do Passo no ensaio de Gerônimo. Confiram.


Gravando !

Homenagem do Olodum ao Rei do Pop, Michael Jackson no Largo do Pelourinho
São diversos vídeos feitos por quem passou e registrou o pelourinho, em seus diversos momentos, cheio de cores e estilos. Estamos pesquisando mais vídeos pela internet para aumentar nossa coleção. Contribua nos enviando uma sugestão >> pelopelourinho@gmail.com