
10 centavos é um curta-metragem que retrata um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.Clique e assista!
Depois de assistir o episódio da ultima sexta de “Ó, pai, ó” vou escrever um comentário. Aqui em Salvador a repercussão da serie foi grande, algumas exageradas que me fez concluir que levaram uma obra de teledramaturgia mais o sério do se deve, ainda mais uma comédia de costumes ambientada no Centro Histórico de Salvador. Não entendi, por exemplo, a citação no Jornal da Metrópole na seção “Não vá, não ouça, não compre”.
No Pelourinho a aceitação da serie é quase total, o que leva a conclusão da identificação dos moradores da região com o texto, como pôde ser visto na edição do Jornal da TV do Jornal A Tarde do dia 22 de novembro. Durante as gravações era comum ver a movimentação de figurantes voluntários nas cenas de festas e outras que exigiam a presença de muita gente, muitas vezes até atrapalhando os trabalhos.
O texto vai além da banalidade abordando até temas sérios de uma maneira leve como o mercado informal, prostituição, a pobreza do povo do Pelourinho e a falta de privacidade existente nessa cidade.
Reginaldo é o personagem mais representativo dos moradores do Pelourinho, é muito fácil esbarrar em um tipo daqueles nas ruas do Pelourinho. O Roque eu considero um chato, impressão reforçada pela interpretação politicamente correta do superstar Lázaro Ramos.
Acho que no final o saldo para o Pelourinho foi extremamente positivo, pois além de aquecer a economia da área durante as gravações ainda desperta o interesse de muita gente em conhecer ou retornar ao Centro Histórico de Salvador e para quem não está gostando, vai um conselho de Raul Seixas, é só apertar o botão para mudar de estação.
Os últimos dias foram férteis em relação a noticias relatando promessas de intervenções no Centro Histórico de Salvador, e entre as promessas algumas realizações vão ser entregues a população.
Um dos principais focos de promessas e realizações é a Praça Castro Alves – local que faz parte do núcleo original da Cidade traçada e construída por Tomé de Souza em 1549, onde estava localizada a porta Sul e que já foi conhecido como Largo das Portas de Santa Luzia, Largo da Feira, Largo do Teatro, até o final do século XIX quando ganhou sua atual denominação em homenagem ao “poeta dos escravos – lá em breve será inaugurado no dia 12 de dezembro um complexo de cinema no local do antigo Cine Glauber Rocha com 4 salas, totalizando 800 lugares e dedicados a filmes alternativos. Outro espaço que será reaberto é o Centro Cultural da Barroquinha, que funcionará na antiga igreja da Barroquinha que passou um processo de reconstrução, dado ao estado de ruínas que o monumento se encontrava antes do inicio das obras.
As promessas para a Praça do Povo - palco de momentos memoráveis da cultura soteropolitana como o saudoso encontro de trios que marcava o encerramento do carnaval na quarta-feira de cinzas e ponto final de inúmeras passeatas e manifestações políticas – são a instalação de um hotel de luxo na antiga sede do Jornal A Tarde e a revitalização e reforma do Teatro Gregório de Mattos e do Palácio dos Esportes, atual sede da Federação Baiana de Futebol.
Os acessos entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa também são alvo de promessas, uma delas é comentada como um dos carros chefes do segundo mandado do Prefeito João Henrique e é chamada de Novo Pelourinho e temo como foco a Ladeira da Montanha e a Rua Chile, algumas obras já estão acontecendo na carcomida Ladeira da Misericórdia.
Por ultimo será formalizado investimentos de 17 milhões entre o Ministério do Turismo e o Governo do Estado da Bahia para requalificação dos portais de acesso ao Centro Histórico de Salvador. Será contemplada a Baixa dos Sapateiros, Rua Ruy Barbosa, Pilar e a bela e acabada Ladeira do Taboão. As obras estão previstas para iniciar em abril de 2009 e vão melhorar os padrões de acessibilidade, mobilidade urbana, sinalização turística, pavimentação, revisão das redes aéreas de energia, telefonia, drenagem e iluminação pública e recuperação dos largos da Ajuda e de São Miguel e da Praça dos Veteranos.
Jornal da Bahia – 12/09/1969
Nu, homem de um braço só corre e agarra na rua a mulher que lhe furtava
Completamente nu, um homem de um braço só saiu em disparada de um prédio situado na Rua Inácio Acioli (Maciel de Baixo), e passou a perseguir uma mulher que desesperadamente dele tentava se livrar mas, ao chegar no Largo de São Miguel, se viu agarrada por um dos braços e dominada pelo homem que se mostrava furioso.
O fato ocorreu por volta das 10:30 horas da manhã de ontem, sendo presenciado por dezenas de pessoas, atônitas, que não sabiam se ficavam presenciando a cena ou se procuravam um abrigo para se livrarem do homem que dava impressão de ser um louco, não só pelo fato de estar sem nenhuma roupa mas, pela maneira como corria atrás da mulher.
Não era louco – No momento em que o homem agarrou a sua presa, o guarda civil Guilherme Pereira de Souza aproximou – se dele que foi logo dizendo aos berros: “foi ela, seu guarda, que acabou de roubar todo o meu dinheiro e tentou fugir pensando que eu ia deixá-la ir embora para gastar o fruto do meu suor.”
Diversos curiosos se acercaram do homem que se identificou ao policial como José Bispo de Oliveira, 28 anos, solteiro, residente na Rua Gustavo dos Santos, 68 (Boca do Rio) e vigia da Construtora Noberto Odebrecht. A mulher que ainda segurava é a mundana Maria de Fátima Carneiro, que em companhia de uma companheira de nome Marinalva Setubal de Almeida, lhe furtou a importância de 84 cruzeiros novos.
Cortejo – Em poder de Maria de Fátima, escondido dentro do soutien, foi encontrado a quantia furtada. Parcialmente coberto por folhas de jornal, o vigia José, juntamente com o guarda civil e a mundana se dirigiram ao Prédio da Rua Inácio Acioli, onde encontrou suas roupas e Marinalva, que agiu de parceria com Maria de Fátima.
A vítima e as acusadas foram conduzidas para a Delegacia de Furtos e Roubos, acompanhadas de grande cortejo formado pelos curiosos que queriam se interar do ocorrido.
O fato – Relatando o fato ao Delegado Adjunto, Murilo Souza, o vigia declarou que ao passar pela Rua Inácio Acioli, Marinalva lhe convidou a entrar num prédio. Quando se encontrava dentro do quarto com a mundana, ouviu uma mulher, do lado de fora gritar várias vezes para a sua acompanhante : “está na porta”.
Intrigado com o “estranho recado”, José procurou as suas roupas e nas as encontrou. Imediatamente abriu a porta do quarto que estava encostada, e viu Maria de Fátima com as calças e o seu dinheiro na mão. A mundana saiu do prédio correndo, o mesmo fazendo a vítima. As ladras foram autuadas em flagrante pelo Delegado Murilo Souza, funcionando como escrivão Archibaldo Franco, e em seguida foram conduzidas para a Casa de Detenção.
Músico pernambucano lança disco neste sábado em Salvador
Neste sábado, 18 de outubro, a Zauber Multicultura abre as portas para mais uma noite de boa música, quando a trupe do MINISTEREOPUBLICO sistema de som recebe o frenético Buguinha Dub (PE), que estará em Salvador lançando o disco Vitrola Adubada.
A festa terá 'largada' a partir das 21 horas, com a equipe de som baiana fazendo as honras da casa, ecoando dos toca-discos graves pulsantes, delays e muitas pedradas reggaeadas, transformando a pista numa verdadeira dancefloor.
Na seqüência, Buguinha assume o comando da festa com dub da melhor qualidade, numa mistura lisérgica de novas tecnologias com sistema analógico de rolo, sintetizadores, e uma parafernália dos tempos do famoso 'Studio One', na Jamaica. Fechando a noite, o MINISTEREOPUBLICO volta à cena e bota a moçada pra dançar até bem cedo, de manhãzinha.
Buguinha Dub
Técnico de som da Nação Zumbi, Buguinha Dub é envolvido em diversos projetos listados no topo da música brasileira atual com Maquinado, Cordel do Fogo Encantado, Monjolo, Mundo Livre S/A e muitos outros. Vitrola Adubada é seu trabalho autoral e quase sempre conta com o reforço de artistas importantes do cenário musical como Toca Ogan, Jorge DuPeixe, Lirinha, Lucas Santanna entre outros.
MINISTEREOPUBLICO sistema de som e Buguinha Dub (PE)
18/10/2008 | 21h
Zauber Multicultura, Ladeira da Misericórdia, 11, Praça da Sé.
Ingressos
Mulher: R$ 10,00 | Homem: R$ 15,00
PROMOÇÃO ATÉ 23 HORAS
Cerveja e Roska dobradas
Categorias do Technorati zauber, MINISTEREOPUBLICO, buguinha dub, dub, reggae, festas, shows, show no pelourinho