quarta-feira, 2 de julho de 2008

Gente do Pelô


"Pelourinho, Patrimônio Mundial, portanto de todos"


Tiago Oliveira Nascimento, 29 anos, é morador da Rua do Passo , nº 46, diretor do Movimento dos Sem Teto da Bahia, Líder Comunitário e Espiritual, Agitador Cultural. . Ele, que se diz um artista quase completo (Poeta, Escritor de prosa, ator, diretor teatral, roteirista, compositor e um dos cantores da Banda TSC!) é primeiro entrevistado da nova seção do nosso Blog, Gente do Pelô.

Pergunta - PP ) Como começou sua ligação com o Pelourinho?

Resposta - T) Minha ligação com o Pelourinho existe desde antes de eu nascer, já que meus pais se conheceram aqui, ambos trabalhavam no IPAC, meu pai como fotógrafo e minha mãe como jornalista.

PP) Você sempre morou aqui?

T) Não, já morei em diversos lugares: São Caetano, Pau da Lima, Santo Amaro da Purificação, Barbalho, Nazaré, Cabula e por diversas vezes aqui no Pelourinho. Tem cerca de dois anos que ocupamos esse prédio em que estamos. Aqui só mora artista, antes a maioria de nós nos reuníamos no outro lado da rua, no Quilombo Cecília, uma Associação Cultural que trabalha com a arte e questões voltadas para o resgate da cultura negra.

PP) Você gosta de morar no Pelô?

T) Tirando alguns problemas de estrutura e convivência que temos aqui na ocupação o resto é uma maravilha, temos toda a estrutura de um bairro, mercados, padarias, lan-house, escolas, transporte para toda cidade na Baixa dos Sapateiros, Aquidabã ou Comércio. Além de oportunidades para desenvolver meus trabalhos artísticos.

PP) E como é trabalhar aqui no Pelourinho, quais atividades econômicas vocês desenvolve pra ganhar a vida?

T) A principal atividade econômica que desenvolvo aqui é a venda de artesanatos e obras de arte. Claro que a concorrência é grande, se existe um lugar que as pessoas não nascem e sim estréiam, esse lugar é o pelourinho que é o coração cultural do Brasil, e ainda temos o fluxo de artistas e artesãos de várias partes do mundo, o que não é problema pois o Pelourinho é patrimônio mundial, portanto de todos. A concorrência é grande, mas como eu vendo a produção de diversos artistas aqui da Rua do Passo consigo levantar uma grana, principalmente no verão quando aumenta a quantidade de turistas. A instalação de pousadas e do Hotel do Carmo aqui na região também ajudaram, pois aumenta o numero de pessoas que passam.

PP) E como são as festas no Pelourinho?

T) No verão sempre é melhor, mas não tenho do que me queixar, moro a poucos passos da Escadaria do Passo onde todas as terças acontecem Shows de Gerônimo, lá embaixo (na direção do Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus) também tem uma intensa programação.

PP) Você como um líder espiritual como vê a questão religiosa aqui?

T) Aqui é o berço da diversidade e do sincretismo, temos uma grande concentração de Igrejas Católicas, alguns Terreiros de Candomblé e Centros Espíritas. É um lugar realmente abençoado.

PP) Quer deixar alguma mensagem para nossos leitores?

T) Claro! Faça o que tu queres pois está tudo na lei...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com palavrões ou desrespeitosos aos participantes não serão permitidos.
PARA SE EXPRESSAR NÃO PRECISA XINGAR !

Gravando !

Homenagem do Olodum ao Rei do Pop, Michael Jackson no Largo do Pelourinho
São diversos vídeos feitos por quem passou e registrou o pelourinho, em seus diversos momentos, cheio de cores e estilos. Estamos pesquisando mais vídeos pela internet para aumentar nossa coleção. Contribua nos enviando uma sugestão >> pelopelourinho@gmail.com