terça-feira, 15 de julho de 2008

Capoeira: Patrimônio Cultural do Brasil



Finalmente a Capoeira foi reconhecida com Patrimônio Cultural. Praticada a mais de 300 anos, essa arte faz parte da história do Brasil. A reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que autorizou o tombamento foi realizada no Palácio Rio Branco. Diversos grupos de Capoeira comemoraram o reconhecimento na Praça Municipal.

Trazida pelos negros, escravizados na colonização do país, a Capoeira era praticada as escondidas naquela época e muitas vezes o Pelourinho era o lugar onde seus praticantes eram punidos, atualmente, graças a perseverança de grandes homens, como Mestre Pastinha, conhecido como guardião do estilo Angola e o Mestre Bimba, que com receio da Capoeira perder sua essência de luta, criou a LUTA REGIONAL BAIANA, conhecida como Capoeira Regional, essa arte corporal está presente em mais de 150 países e é um dos principais atrativos aos visitantes estrangeiros. É como conclui o professor Cafuné, "A capoeira foi o maior embaixador do Brasil no mundo todo".
Você Sabia ?

A palavra capoeira significa mato rasteiro/vegetação rasteira, e foi utilizada para definir essa luta porque quando um negro fugia da senzala e o capitão do mato ia atrás dele e voltava sem conseguir traze-lo o senhor de engenho perguntava : - Onde esta o negro? E o capitão do mato respondia: - Me pegou na capoeira. Querendo dizer que quando ele estava passando por um lugar de vegetação rasteira em busca do negro este pulou de uma árvore ou saiu de trás de um arbusto e o acertou com os chutes, cabeçadas e rasteiras.
Texto: Lucas Barbosa/Menino do Pelô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com palavrões ou desrespeitosos aos participantes não serão permitidos.
PARA SE EXPRESSAR NÃO PRECISA XINGAR !

Gravando !

Homenagem do Olodum ao Rei do Pop, Michael Jackson no Largo do Pelourinho
São diversos vídeos feitos por quem passou e registrou o pelourinho, em seus diversos momentos, cheio de cores e estilos. Estamos pesquisando mais vídeos pela internet para aumentar nossa coleção. Contribua nos enviando uma sugestão >> pelopelourinho@gmail.com