segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Tombamento do Comérico aumenta perímetro do Centro Histórico de Salvador


No dia 24 de outubro ultimo o Centro Histórico aumentou suas dimensões por conta do tombamento provisório do Bairro do Comércio, o registro foi feito nos Livros do Histórico e Arqueológico, Etnológico e Paisagístico. O alcance da área tombada é extenso, praticamente toda área paralela centro histórico localizado na cidade alta (veja mapa). Esse tombamento vai resgatar um das principais características históricas da cidade projetada desde sua fundação, que tem inspiração em Lisboa e foi determinante na escolha do sítio para construção da cidade, que é a divisão entre cidade alta e baixa.

Além da poligonal traçada que inclui o Aterro da Marinha, o Porto dos Saveiros, Rua Miguel Calmon, Av. Jequitaia, Largo do Cais do Porto, Rua do Corpo Santo, Rua da Conceição, Ladeira do Pilar e outras. Diversos edifícios também foram tombados, a maioria construída no começo do século XX e de características ecléticas.

O tombamento vem em um bom momento porque o bairro do comércio passa por um processo de revitalização, com atração de diversos empreendimentos como faculdades e empresas diversas. Isso combinado com a feroz especulação imobiliária registrada nos últimos tempos em Salvador e com a falta de aprimoramento estético dos gestores municipais responsáveis pelos licenciamentos poderia gerar naquela área um paredão de grandes edifícios que certamente iria obstruir a visão da Baía de Todos os Santos.

O fato gerou polemicas, alguns proprietários se preocupam com a burocracia que enfrentaram em futuras intervenções nos prédios e Secretária de Planejamento, Kátia Camelo, se preocupa com um possível retrocesso na revitalização do Bairro do Comércio, baseado exclusivamente na redução de impostos. Quem acompanhou o caso do licenciamento do Hotel Hilton fica preocupado com as declarações dessa senhora que parece nunca ter apreciado o por do sol na Baía de Todos os Santos.

21 comentários:

  1. Mudanças sempre tem o lado bom e lado ruim e ai não será diferente, para alguns será bom e para outros não. nem tudo pode ser agradado.

    Diversão e entretenimento:
    http://www.conquistadoresde.info/

    ResponderExcluir
  2. infelizmente não conheço o pelourinho.. sou gaúcha :)
    mas sempre sonhei conheçer a bahia!
    :D
    deve ser o máááximo!
    aqui é mto frio!
    iaoehauaoieaehaoieauehaoieh
    beeijo!

    ResponderExcluir
  3. Texto interessante o seu, ainda não conheço Salvado, mas pretendo.

    Um abraço!

    http://daniel.a.s.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Passamos por algo parecido aqui, em Vitória.
    Revitalizações nem sempre interessam a governantes ou a comerciantes. No caso de nossa ilha, a zona norte é privilegiada, enquanto o centro da cidade é deixado às moscas.
    Há que mudar, claro.

    Gostei do uso do termo soteropolitano.
    dia desses conheci uma baiana que não sabia a origem do termo. Veja só! Nascida em Salvador e não sabia por que era "soteropolitana".
    Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal vc apresentar tda essa cultura bahiana á tdos...

    Bjos e Parabéns por tdo o contexto.

    ResponderExcluir
  7. Antes desse tombamento eu estava preocupado com o destino de muitas edificações do local, mas parece que agora a coisa vai mudar. Eu acho.

    ResponderExcluir
  8. mta informaçao legal cara e o layout bom tbm

    ResponderExcluir
  9. Mudanças ...difíceis porém necessárias!

    ResponderExcluir
  10. bom post...

    http://fogodeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Hummm um belo blog cultural com certeza rendendo varias visitas ao pelourinho né? rsr


    Abraçosss

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente, a conscientização de que um perímetro dos mais importantes do Brasil precisa ser preservado precisa ser protocolado por decreto. Acredito que este zêlo deveria estar na atitude de cada baiano, de cada turista, enfim, de todos os brasileiros.

    Espero que de fato haja um movimento da sociedade em prol da consevação do Centro Histórico de Salvador.


    www.opatifundio.com

    ResponderExcluir
  13. Como Historiador me emociono quando vejo movimentacoes. Lentamente a importancia da Historia esta fortalecend suas raizes. Conquistando o espaco que lhe foi roubado. Bom post.
    Abrcs

    ResponderExcluir
  14. Bem legal essa sua iniciativa ..

    queria comentar no post acima mas não vi onde... ainda sobre o post acima ... se não me engano tinha algo parecido aqui em SP .. no Parque do Ibirapuera .. evolução ... srsrs

    Abç.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo Blog e por esse post...
    muito interessante o assunto, na minha opinião deve se ter muito bom senso pois quando o assunto envolve diversos interesses e afetam a vida de muitas pessoas claro que as mudanças não agradará a todos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Para várias pessoas e até para a cidade isso vai ser bom. Só vai ser ruim para quem quiser modificar algo que a burocracia vai aumentar significantemente.
    Parabéns pelo blog, bem informativo e inteligente.

    ResponderExcluir
  17. Tive o prazer de visitar várias vezes o Pelourinho, e é realmente um lugar lindo.. merece ser preservado.



    http://putoanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Além de ser bem informativo, a proposta do blog em si é bem maneira. Parabéns.

    ResponderExcluir

Comentários com palavrões ou desrespeitosos aos participantes não serão permitidos.
PARA SE EXPRESSAR NÃO PRECISA XINGAR !

Gravando !

Homenagem do Olodum ao Rei do Pop, Michael Jackson no Largo do Pelourinho
São diversos vídeos feitos por quem passou e registrou o pelourinho, em seus diversos momentos, cheio de cores e estilos. Estamos pesquisando mais vídeos pela internet para aumentar nossa coleção. Contribua nos enviando uma sugestão >> pelopelourinho@gmail.com