No dia 24 de outubro ultimo o Centro Histórico aumentou suas dimensões por conta do tombamento provisório do Bairro do Comércio, o registro foi feito nos Livros do Histórico e Arqueológico, Etnológico e Paisagístico. O alcance da área tombada é extenso, praticamente toda área paralela centro histórico localizado na cidade alta (
veja mapa). Esse tombamento vai resgatar um das principais características históricas da cidade projetada desde sua fundação, que tem inspiração em Lisboa e foi determinante na escolha do sítio para construção da cidade, que é a divisão entre cidade alta e baixa.
Além da poligonal traçada que inclui o Aterro da Marinha, o Porto dos Saveiros, Rua Miguel Calmon, Av. Jequitaia, Largo do Cais do Porto, Rua do Corpo Santo, Rua da Conceição, Ladeira do Pilar e outras. Diversos edifícios também foram tombados, a maioria construída no começo do século XX e de características ecléticas.
O tombamento vem em um bom momento porque o bairro do comércio passa por um processo de revitalização, com atração de diversos empreendimentos como faculdades e empresas diversas. Isso combinado com a feroz especulação imobiliária registrada nos últimos tempos em Salvador e com a falta de aprimoramento estético dos gestores municipais responsáveis pelos licenciamentos poderia gerar naquela área um paredão de grandes edifícios que certamente iria obstruir a visão da Baía de Todos os Santos.
O fato gerou polemicas, alguns proprietários se preocupam com a burocracia que enfrentaram em futuras intervenções nos prédios e Secretária de Planejamento, Kátia Camelo, se preocupa com um possível retrocesso na revitalização do Bairro do Comércio, baseado exclusivamente na redução de impostos. Quem acompanhou o caso do licenciamento do Hotel Hilton fica preocupado com as declarações dessa senhora que parece nunca ter apreciado o por do sol na Baía de Todos os Santos.
Bem informativo o blog gostei ;)
ResponderExcluirMudanças sempre tem o lado bom e lado ruim e ai não será diferente, para alguns será bom e para outros não. nem tudo pode ser agradado.
ResponderExcluirDiversão e entretenimento:
http://www.conquistadoresde.info/
Espero que seja pro bem a mudança!
ResponderExcluirinfelizmente não conheço o pelourinho.. sou gaúcha :)
ResponderExcluirmas sempre sonhei conheçer a bahia!
:D
deve ser o máááximo!
aqui é mto frio!
iaoehauaoieaehaoieauehaoieh
beeijo!
Texto interessante o seu, ainda não conheço Salvado, mas pretendo.
ResponderExcluirUm abraço!
http://daniel.a.s.zip.net
Passamos por algo parecido aqui, em Vitória.
ResponderExcluirRevitalizações nem sempre interessam a governantes ou a comerciantes. No caso de nossa ilha, a zona norte é privilegiada, enquanto o centro da cidade é deixado às moscas.
Há que mudar, claro.
Gostei do uso do termo soteropolitano.
dia desses conheci uma baiana que não sabia a origem do termo. Veja só! Nascida em Salvador e não sabia por que era "soteropolitana".
Valeu.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito legal vc apresentar tda essa cultura bahiana á tdos...
ResponderExcluirBjos e Parabéns por tdo o contexto.
Antes desse tombamento eu estava preocupado com o destino de muitas edificações do local, mas parece que agora a coisa vai mudar. Eu acho.
ResponderExcluirmta informaçao legal cara e o layout bom tbm
ResponderExcluirMudanças ...difíceis porém necessárias!
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluiro blog tah show
bom post...
ResponderExcluirhttp://fogodeletras.blogspot.com/
Hummm um belo blog cultural com certeza rendendo varias visitas ao pelourinho né? rsr
ResponderExcluirAbraçosss
Infelizmente, a conscientização de que um perímetro dos mais importantes do Brasil precisa ser preservado precisa ser protocolado por decreto. Acredito que este zêlo deveria estar na atitude de cada baiano, de cada turista, enfim, de todos os brasileiros.
ResponderExcluirEspero que de fato haja um movimento da sociedade em prol da consevação do Centro Histórico de Salvador.
www.opatifundio.com
Como Historiador me emociono quando vejo movimentacoes. Lentamente a importancia da Historia esta fortalecend suas raizes. Conquistando o espaco que lhe foi roubado. Bom post.
ResponderExcluirAbrcs
Bem legal essa sua iniciativa ..
ResponderExcluirqueria comentar no post acima mas não vi onde... ainda sobre o post acima ... se não me engano tinha algo parecido aqui em SP .. no Parque do Ibirapuera .. evolução ... srsrs
Abç.
Parabéns pelo Blog e por esse post...
ResponderExcluirmuito interessante o assunto, na minha opinião deve se ter muito bom senso pois quando o assunto envolve diversos interesses e afetam a vida de muitas pessoas claro que as mudanças não agradará a todos.
Abraço.
Para várias pessoas e até para a cidade isso vai ser bom. Só vai ser ruim para quem quiser modificar algo que a burocracia vai aumentar significantemente.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, bem informativo e inteligente.
Tive o prazer de visitar várias vezes o Pelourinho, e é realmente um lugar lindo.. merece ser preservado.
ResponderExcluirhttp://putoanonimo.blogspot.com
Além de ser bem informativo, a proposta do blog em si é bem maneira. Parabéns.
ResponderExcluir