segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ó, pai, ó - A serie


Depois de assistir o episódio da ultima sexta de “Ó, pai, ó” vou escrever um comentário. Aqui em Salvador a repercussão da serie foi grande, algumas exageradas que me fez concluir que levaram uma obra de teledramaturgia mais o sério do se deve, ainda mais uma comédia de costumes ambientada no Centro Histórico de Salvador. Não entendi, por exemplo, a citação no Jornal da Metrópole na seção “Não vá, não ouça, não compre”.

No Pelourinho a aceitação da serie é quase total, o que leva a conclusão da identificação dos moradores da região com o texto, como pôde ser visto na edição do Jornal da TV do Jornal A Tarde do dia 22 de novembro. Durante as gravações era comum ver a movimentação de figurantes voluntários nas cenas de festas e outras que exigiam a presença de muita gente, muitas vezes até atrapalhando os trabalhos.

O texto vai além da banalidade abordando até temas sérios de uma maneira leve como o mercado informal, prostituição, a pobreza do povo do Pelourinho e a falta de privacidade existente nessa cidade.

Reginaldo é o personagem mais representativo dos moradores do Pelourinho, é muito fácil esbarrar em um tipo daqueles nas ruas do Pelourinho. O Roque eu considero um chato, impressão reforçada pela interpretação politicamente correta do superstar Lázaro Ramos.

Acho que no final o saldo para o Pelourinho foi extremamente positivo, pois além de aquecer a economia da área durante as gravações ainda desperta o interesse de muita gente em conhecer ou retornar ao Centro Histórico de Salvador e para quem não está gostando, vai um conselho de Raul Seixas, é só apertar o botão para mudar de estação.

4 comentários:

  1. mto boa a série
    http://500x100.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bem eu nao assisiti a serie porque ela noa me atraiu. Mas, como vc mencionou, para pessoas que vivem situacoes que tangenciem com a seria realmente deve estar sendo um experiencia interessante. Tvz quando eu visitar a cidade das gravacoes me interesse e ver como foi abordado na serie. Valeu pelo comentario.
    Abrcs
    Trujillo

    ResponderExcluir
  3. Além de tratar de maneira equivocada o povo do Pelourinho, a série é um arremedo no seu estilo e na sua produção.
    Mais da minha opinião:
    http://terradeninguemba.blogspot.com/2008/11/pa-quanta-besteira.html

    ResponderExcluir
  4. Eu vi alguns episódios da série...achei até "engraçadinho" ....a globo já não atrai como antes

    ResponderExcluir

Comentários com palavrões ou desrespeitosos aos participantes não serão permitidos.
PARA SE EXPRESSAR NÃO PRECISA XINGAR !

Gravando !

Homenagem do Olodum ao Rei do Pop, Michael Jackson no Largo do Pelourinho
São diversos vídeos feitos por quem passou e registrou o pelourinho, em seus diversos momentos, cheio de cores e estilos. Estamos pesquisando mais vídeos pela internet para aumentar nossa coleção. Contribua nos enviando uma sugestão >> pelopelourinho@gmail.com