quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Boas novas para o Centro Histórico de Salvador



Os últimos dias foram férteis em relação a noticias relatando promessas de intervenções no Centro Histórico de Salvador, e entre as promessas algumas realizações vão ser entregues a população.

Um dos principais focos de promessas e realizações é a Praça Castro Alves – local que faz parte do núcleo original da Cidade traçada e construída por Tomé de Souza em 1549, onde estava localizada a porta Sul e que já foi conhecido como Largo das Portas de Santa Luzia, Largo da Feira, Largo do Teatro, até o final do século XIX quando ganhou sua atual denominação em homenagem ao “poeta dos escravos – lá em breve será inaugurado no dia 12 de dezembro um complexo de cinema no local do antigo Cine Glauber Rocha com 4 salas, totalizando 800 lugares e dedicados a filmes alternativos. Outro espaço que será reaberto é o Centro Cultural da Barroquinha, que funcionará na antiga igreja da Barroquinha que passou um processo de reconstrução, dado ao estado de ruínas que o monumento se encontrava antes do inicio das obras.

As promessas para a Praça do Povo - palco de momentos memoráveis da cultura soteropolitana como o saudoso encontro de trios que marcava o encerramento do carnaval na quarta-feira de cinzas e ponto final de inúmeras passeatas e manifestações políticas – são a instalação de um hotel de luxo na antiga sede do Jornal A Tarde e a revitalização e reforma do Teatro Gregório de Mattos e do Palácio dos Esportes, atual sede da Federação Baiana de Futebol.

Os acessos entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa também são alvo de promessas, uma delas é comentada como um dos carros chefes do segundo mandado do Prefeito João Henrique e é chamada de Novo Pelourinho e temo como foco a Ladeira da Montanha e a Rua Chile, algumas obras já estão acontecendo na carcomida Ladeira da Misericórdia.

Por ultimo será formalizado investimentos de 17 milhões entre o Ministério do Turismo e o Governo do Estado da Bahia para requalificação dos portais de acesso ao Centro Histórico de Salvador. Será contemplada a Baixa dos Sapateiros, Rua Ruy Barbosa, Pilar e a bela e acabada Ladeira do Taboão. As obras estão previstas para iniciar em abril de 2009 e vão melhorar os padrões de acessibilidade, mobilidade urbana, sinalização turística, pavimentação, revisão das redes aéreas de energia, telefonia, drenagem e iluminação pública e recuperação dos largos da Ajuda e de São Miguel e da Praça dos Veteranos.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Tombamento do Comérico aumenta perímetro do Centro Histórico de Salvador


No dia 24 de outubro ultimo o Centro Histórico aumentou suas dimensões por conta do tombamento provisório do Bairro do Comércio, o registro foi feito nos Livros do Histórico e Arqueológico, Etnológico e Paisagístico. O alcance da área tombada é extenso, praticamente toda área paralela centro histórico localizado na cidade alta (veja mapa). Esse tombamento vai resgatar um das principais características históricas da cidade projetada desde sua fundação, que tem inspiração em Lisboa e foi determinante na escolha do sítio para construção da cidade, que é a divisão entre cidade alta e baixa.

Além da poligonal traçada que inclui o Aterro da Marinha, o Porto dos Saveiros, Rua Miguel Calmon, Av. Jequitaia, Largo do Cais do Porto, Rua do Corpo Santo, Rua da Conceição, Ladeira do Pilar e outras. Diversos edifícios também foram tombados, a maioria construída no começo do século XX e de características ecléticas.

O tombamento vem em um bom momento porque o bairro do comércio passa por um processo de revitalização, com atração de diversos empreendimentos como faculdades e empresas diversas. Isso combinado com a feroz especulação imobiliária registrada nos últimos tempos em Salvador e com a falta de aprimoramento estético dos gestores municipais responsáveis pelos licenciamentos poderia gerar naquela área um paredão de grandes edifícios que certamente iria obstruir a visão da Baía de Todos os Santos.

O fato gerou polemicas, alguns proprietários se preocupam com a burocracia que enfrentaram em futuras intervenções nos prédios e Secretária de Planejamento, Kátia Camelo, se preocupa com um possível retrocesso na revitalização do Bairro do Comércio, baseado exclusivamente na redução de impostos. Quem acompanhou o caso do licenciamento do Hotel Hilton fica preocupado com as declarações dessa senhora que parece nunca ter apreciado o por do sol na Baía de Todos os Santos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Pelô comemora vitória de Obama


A Obama-mania sempre esteve presente de forma discreta nas ruas do Pelourinho desde a época das prévias. Artistas, vendedores, pessoas que frequentam e trabalham nas ruas do Centro Histórico nunca tiveram a menor vergonha em pedir para trocar camisetas da campanha do candidato sempre que conseguiam avistar alguem, geralmente negro norte-americanos fazendo intercâmbio cultural ou turismos étnico. Não contente com esse alegre e bem humorado modo de se fazer intercâmbio cultural e político na véspera da eleição já se podia avistar quadros do então candidato do Partido Democrata e camisas sendo vendida por R$ 10,00.

A semelhança do que acontece nas eleições aqui em Salvador grupos de militantes das entidades negras se reuniram para acompanhar a apuração, mas ao invés do já tradicional Largo de Santana no Rio Vermelho a escolha foram as ruas do Pelourinho.

Mais noticias sobre a repercussão da eleição de Obama em Salvador você pode encontrar nos seguintes links. CEN (Coletivo de Entidades Negras), Blog Mundo Afro - Jornal A Tarde.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Memórias - Anciãs do Crime


Essas duas matérias que vocês verão abaixo tem um espaço de doze anos entre elas, mas ambas são protagonizadas por personagens semelhantes: senhoras octogenárias flagradas vendendo maconha no Centro Histórico de Salvador. Para as histórias ficarem mais emocionantes sugiro uma consulta em alguma ferramenta de mapas para conseguir a localização das ruas citadas.

Correio da Bahia 23/09/1981
Anciã de 82 anos foi flagrada vendendo maconha para o filho
Uma senhora de 82 anos foi surpreendida na Rua Frei Vicente, no Maciel, negociando alguns dolões de maconha. R.S., de 24 anos, foi preso e conduzido para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, em função da denúncia de que a maconha encontrada com a mãe dele era de sua propriedade.

Jornal da Bahia 12/03/1993
Vovó Metralha joga duro
A velha traficante de maconha E.A.C., 82 anos, que já ficou conhecida como Vovó Metralha, seguiu mais uma vez, na manhã de ontem, para Casa de Detenção. Ela foi presa em flagrante em sua casa na Ladeira do Carmo, n.° 19, no Centro Histórico, com 40 pacotes de maconha prontos para venda.

Gravando !

Homenagem do Olodum ao Rei do Pop, Michael Jackson no Largo do Pelourinho
São diversos vídeos feitos por quem passou e registrou o pelourinho, em seus diversos momentos, cheio de cores e estilos. Estamos pesquisando mais vídeos pela internet para aumentar nossa coleção. Contribua nos enviando uma sugestão >> pelopelourinho@gmail.com