Os últimos dias foram férteis em relação a noticias relatando promessas de intervenções no Centro Histórico de Salvador, e entre as promessas algumas realizações vão ser entregues a população.
Um dos principais focos de promessas e realizações é a Praça Castro Alves – local que faz parte do núcleo original da Cidade traçada e construída por Tomé de Souza em 1549, onde estava localizada a porta Sul e que já foi conhecido como Largo das Portas de Santa Luzia, Largo da Feira, Largo do Teatro, até o final do século XIX quando ganhou sua atual denominação em homenagem ao “poeta dos escravos – lá em breve será inaugurado no dia 12 de dezembro um complexo de cinema no local do antigo Cine Glauber Rocha com 4 salas, totalizando 800 lugares e dedicados a filmes alternativos. Outro espaço que será reaberto é o Centro Cultural da Barroquinha, que funcionará na antiga igreja da Barroquinha que passou um processo de reconstrução, dado ao estado de ruínas que o monumento se encontrava antes do inicio das obras.
As promessas para a Praça do Povo - palco de momentos memoráveis da cultura soteropolitana como o saudoso encontro de trios que marcava o encerramento do carnaval na quarta-feira de cinzas e ponto final de inúmeras passeatas e manifestações políticas – são a instalação de um hotel de luxo na antiga sede do Jornal A Tarde e a revitalização e reforma do Teatro Gregório de Mattos e do Palácio dos Esportes, atual sede da Federação Baiana de Futebol.
Os acessos entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa também são alvo de promessas, uma delas é comentada como um dos carros chefes do segundo mandado do Prefeito João Henrique e é chamada de Novo Pelourinho e temo como foco a Ladeira da Montanha e a Rua Chile, algumas obras já estão acontecendo na carcomida Ladeira da Misericórdia.
Por ultimo será formalizado investimentos de 17 milhões entre o Ministério do Turismo e o Governo do Estado da Bahia para requalificação dos portais de acesso ao Centro Histórico de Salvador. Será contemplada a Baixa dos Sapateiros, Rua Ruy Barbosa, Pilar e a bela e acabada Ladeira do Taboão. As obras estão previstas para iniciar em abril de 2009 e vão melhorar os padrões de acessibilidade, mobilidade urbana, sinalização turística, pavimentação, revisão das redes aéreas de energia, telefonia, drenagem e iluminação pública e recuperação dos largos da Ajuda e de São Miguel e da Praça dos Veteranos.