Na próxima segunda-feira (dia 30) a capoeira entra em debate na abertura do curso "Capoeira – Educação para a Paz" que acontecerá no Forte de Santo Antônio Além do Carmo. O evento começará as 14h30 com um debate e a palestra "Quem educa marca o corpo do outro" dirigida pela educadora Fátima Freire. O curso visa incluir a capoeira no currículo educacional, preparando os professores para fortalecer o vínvulo dessa arte com a educação dos alunos.
"Nossa forma de aprender está marcada pela maneira como fomos iniciados nos nossos primeiros contatos com o mundo das coisas e com o mundo das pessoas. Como fomos ensinados a olhar, a falar, a tocar e a perceber as cores e odores do mundo que nos cerca", explica Fátima Freire. Este projeto faz parte da implementação da Lei Federal Nº. 11.645/2008 que estabelece no currículo oficial da Rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".
São 80 vagas em duas turmas, com carga horária de 160 horas. Para participar os capoeiristas devem ser indicados por mestres de grupos de Salvador e região metropolitana. As aulas serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo. Um dos módulos do curso será dado por Maurício José Teixeira, o Mestre Louro, que vai tratar de capoeira e inclusão. "Vou levar o educador-capoeirista a refletir sobre a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais, para que todos sejam acolhidos no jogo", diz.
Para a historiadora Vanda Machado, idealizadora do projeto, "o curso trata de um processo de acolhimento, incluindo diferenças de idade, gênero e possíveis portadores de deficiências e necessidades especiais, considerando a saúde como um bem a ser cultivado individual e coletivamente".
O quê: abertura do Curso "Capoeira – Educação para a Paz"
Quando: 30.06 (segunda-feira) – 14h30
Onde: Forte de Santo Antônio Além do Carmo
Inscrições: das 13h às 17h, diretamente no Forte de Santo Antônio Além do Carmo. O capoeirista deve ser indicado pelo Mestre através de carta, e apresentar carteira de identidade no momento da inscrição.
Mais informações: (71) 3117-1488/1492 ou através de
Texto: Lucas Barbosa/Menino do Pelô
Foto: Carf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários com palavrões ou desrespeitosos aos participantes não serão permitidos.
PARA SE EXPRESSAR NÃO PRECISA XINGAR !