sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Pelô na rota da paz do Oriente Médio
















20 de novembro, dia da consciência negra, homenagem a Zumbi dos Palmares. Dia sempre especial no Pelourinho e em Salvador, comemorado com festa, lembranças do passado duro dos nossos antepassados e construção de dias melhores.

Mas hoje, no ano de 2009 esse dia será por demais especial. Hoje o presidente Lula promulgará em Salvador, na Praça Castro Alves, o poeta dos escravos, o Estatuto da Igualdade Racial, decretará o 20 de novembro como feriado nacional e regularizará a posse de terra de dezenas de comunidades quilombolas.

Além disso tudo um evento internacional ainda marcará essa data para sempre na história: a visita do presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas, na Santa Casa de Misericórdia. No encontro entre ele, o presidente Lula e o governador Jacques Wagner foram firmados acordos de cooperação entre o Brasil e a Palestina.

O mais importante do encontro contudo foi o reafirmação do empenho do Brasil em buscar a paz para região, questão que passa pela moratória dos assentamentos israelenses na Cisjordânia e até um possível reconhecimento da independência de um Estado Palestino, nada mais justo já qu foi sobre a liderança de um brasileiro, Oswaldo Aranha, na Liga das Nações, órgão internacional percursor da ONU, que foi criado o Estado de Israel.

domingo, 8 de novembro de 2009

Perdas do Pelô




O mês dos finados foi particularmente triste para o Pelourinho. Primeiro foi a morte de Neguinho do Samba, inventou do Samba-reggae, ritmo eternizado pelo Olodum e que encantou personalidades musicais como Michael Jackson e Paulo Simon. Neguinho foi o fundador da Escola Didá que abriu o universo da música para meninas do Centro Histórico de Salvador.
O sepultamento de Neguinho do Samba causou grande comoção no Pelourinho, de onde saiu um grande cortejo até o local seu corpo foi enterrado.
No sábado dia 7 de novembro quem partiu foi o cineasta Anselmo Duarte, apesar de ter nascido no interior de São Paulo ele eternizou o Centro Histórico de Salvador no Brasil e no mundo com o filme o Pagador de Promessas, que tem seu desfecho nas escadarias da Igreja do Passo, e até agora o único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Hoje palco dos shows semanais do cantor e compositor Gerônimo.

Gravando !

Homenagem do Olodum ao Rei do Pop, Michael Jackson no Largo do Pelourinho
São diversos vídeos feitos por quem passou e registrou o pelourinho, em seus diversos momentos, cheio de cores e estilos. Estamos pesquisando mais vídeos pela internet para aumentar nossa coleção. Contribua nos enviando uma sugestão >> pelopelourinho@gmail.com