terça-feira, 21 de julho de 2009

Tô no Pelô, mas nem tanto!


Venho acompanhado às críticas que são vinculadas com frequência a gestão de Márcio Meireles na Secretária de Cultura do Estado da Bahia. Sempre achei a maioria das críticas fundamentadas, e eu próprio fui vítima de sua gestão incompetente e fraudulenta quando no processo seletivo do IPAC me tiraram na oitava colocação e me colocaram na nonagésima terceira, depois de uma prova de títulos que não aceitaram meus documentos utilizando desculpas infundadas para justificar o apadrinhamento e prática do QI na referida autarquia.

Ano passado eu e um grupo de amigos fizemos projetos para concorrer na modalidade ocupação de largos, o atraso injustificado na divulgação do resultado acabou inviabilizando um de nossos projetos, que tinha como mote o verão, mas com o resultado publicado vimos que tinham projetos mais qualificados que os nossos como o Tributo a Batatinha, Bigbands Festival, entre outros. Resignamos-nos, afinal na Bahia quem não é artista é produtor cultural.

Mas uma coisa ainda causa estranheza, passados seis meses desde a divulgação do resultado, nenhum projeto foi executado, muito menos qualquer contrato assinado, alguns projetos aprovados já ficaram de certa forma anacrônicos, como o “Pelô Pé de Serra” que com certeza sua idealizadora deve o ter concebido para acontecer antes das festas juninas, que mais uma vez foi faraônica no Centro Histórico de Salvador.

Porém, o que mesmo me motivou a escrever esse post e reativar o blog foi a notícia que o grupo de percussão do DF UdiGrudi vai comemorar seus vinte e cinco anos no Pelô, com uma vasta programação, totalmente patrocinada com o dinheiro do Governo do Estado da Bahia. Nada contra o grupo, que eu não conheço e que deve ter um trabalho artístico e social de qualidade, mas enquanto o grupo do DF comemora seu natalício no nosso Centro Histórico o projeto Pelô Percussivo na Oficina de Investigação Musical, proposto pelo Mestre Bira Reis, aprovado no Edital Tô no Pelô, ainda não tece sequer o TAC assinado. Assim sou obrigado a concordar com os que dizem que o Sercretário Márcio Meireles está exterminado com a Cultura na Bahia.

Gravando !

Homenagem do Olodum ao Rei do Pop, Michael Jackson no Largo do Pelourinho
São diversos vídeos feitos por quem passou e registrou o pelourinho, em seus diversos momentos, cheio de cores e estilos. Estamos pesquisando mais vídeos pela internet para aumentar nossa coleção. Contribua nos enviando uma sugestão >> pelopelourinho@gmail.com