quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009


Terça-feira, 10 de fevereiro de 2009 foi o dia que o grupo Maniçoba Hype se apresentou pela primeira vez no Pelourinho, a apresentação divulgada com pompa nos meios de comunicação local e a grande quantidade de convidados anunciados me levaram a ver a apresentação desse grupo.

O espetáculo começou com mais de uma hora de atraso e foi iniciado com um recital de poesias executados por atores da saga baiana contemporânea Ó pai Ó. Eis que depois surge no palco da Praça Tereza Batista um sujeito que parece uma mistura de Michael Jackson, Márcio Vitor e Cazuza na fase terminal: é Robertinho Chaves o líder do grupo Maniçoba Hype. Citando a França e as comemorações do ano da França no Brasil que ocorrerão durante o corrente ano. A banda destilou um repertório de clássicos da música popular brasileira, com destaque para músicas de autores e interpretes baianos, realmente o projeto deve fazer muito sucesso no exterior, no Pelô o público não ficou tão animado nem mesmo quando o grupo apresentou a versão de Edith Piaf em ritmo de salsa.

O astral da festa começou a mudar com a entrada da artista Divina Valéria no palco, como que saindo de uma catacumba, a semelhança de Moon-rá do desenho dos Tandercats e municiada das musicas dos antigos carnavais e muita energia agitou a platéia, com direito a coreografias e corridas meteóricas do palco para o camarote animando o público e os VIPs presentes no camarote.

O Grande momento da noite foi com certeza a chegada do cantor da banda Psirico, que agitou o público atraindo inclusive mais pessoas à praça cantando clássicos do samba de roda baiano e músicas de Dorival Caymi, além de sucessos de sua banda. Também participaram do show o cantor Guiguio do Ilê Ayê e o genérico de Caetano, o sobrinho/clone J. Velloso.

Na próxima terça tem mais, na mesma Praça Tereza Batista, com a participação de Preta Gil e do grupo Motumbá. Podem ir que vale pena que além dos shows tem a maniçoba sendo servida e muita gente legal.

Gravando !

Homenagem do Olodum ao Rei do Pop, Michael Jackson no Largo do Pelourinho
São diversos vídeos feitos por quem passou e registrou o pelourinho, em seus diversos momentos, cheio de cores e estilos. Estamos pesquisando mais vídeos pela internet para aumentar nossa coleção. Contribua nos enviando uma sugestão >> pelopelourinho@gmail.com